ATERRO CLASSE I
Resíduos Classe I são resíduos perigosos com alto índice de contaminação, que geram grande impacto ambiental, além de serem muito nocivos à saúde das pessoas. Um pequeno pedaço de couro, por exemplo, contém alta concentração de cromo e mercúrio, substâncias que penetram o solo, assim como óleos, graxas e outros inflamáveis, e alcançam facilmente o lençol freático, as nascentes e os rios que abastecem as cidades.
Por isso, o aterro classe I precisa ser projetado seguindo normas rigorosas de engenharia para garantir a segurança ambiental e preservar a saúde das pessoas. Isso consiste em fazer a cobertura correta do solo, a sua impermeabilização e ainda cobrir a área onde o resíduo ficará armazenado, evitando que o chorume contaminado com essas substâncias seja levado pela chuva e caia em águas pluviais.
É assim que a Salto planejou seu aterro classe I, obedecendo todas as normas de engenharia e a legislação vigente, buscando modernas técnicas que proporcionem um serviço eficaz para a destinação correta desse tipo de resíduo.
Fluxograma operacional Aterro Classe I: